top of page
Selo 20 anos-16-16.png

O projeto Nômade foi criado em 2002 pelos designers Tania de Paula e Christian

Ullmann, completando 20 anos em 2022. Nessas duas décadas, a dupla percorreu as cinco regiões do Brasil e algumas cidades na América do Sul com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades e seus territórios.


As primeiras edições aconteceram na Amazônia, no formato de oficinas de design para grupos comunitários de produção artesanal. Os designers sonhavam em promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica em áreas de floresta tropical, a partir do desafio de “manter a floresta em pé”, preservar a cultura local e conciliar geração de renda e uso sustentável de recursos naturais.


Por duas vezes o Nômade Amazônia foi reconhecido pelo Prêmio Chico Mendes promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Na edição 2003, recebeu uma menção honrosa, pelas ações na Amazônia, das mãos da Ministra Marina Silva. Na edição 2006, foi 2º lugar na categoria Ciência e Tecnologia pelo trabalho desenvolvido na EMEC - Escola de Marcenaria e Ebanisteria Carlos Castiglione, em Xapuri, Acre. Durante 2 anos de projeto, foram desenvolvidas linhas de mobiliário e de objetos utilizando madeira certificada fornecida pela reserva extrativista Chico Mendes e outros materiais locais, como fibras, sementes e papel reciclado.


Paralelamente às experiências realizadas na Amazônia, Tania e Christian coordenaram, entre 2003 e 2006, o NIDA – Núcleo de Inovação e Design em Artesanato do Estado de São Paulo, do Projeto Via Design SEBRAE SP, em colaboração com o CSPD - Centro São Paulo Design e o Grupo Como. Por meio de oficinas de design para produção artesanal, o núcleo promoveu novas experiências de relacionamento entre designers, artesãos e o mercado de decoração de interiores da capital, explorando tradições culturais, técnicas e materiais do Vale do Ribeira e do interior de São Paulo.


Além disso, desde 2008, o Nômade realiza consultorias para o SENAC SP, aproximando alunos, professores, artesãos e pequenos produtores em diversas cidades do Estado.


Desde 2010, em parceria com a Origem Produções e projetos aprovados pelas Leis de Incentivo à Cultura, o Nômade tem realizado edições no interior paulista, buscando igualmente valorizar aspectos da cultura local, recursos naturais, costumes e tradições dos municípios, assim como promover a geração de renda e o desenvolvimento social, cultural e econômico. O projeto passou por Ribeirão Preto (2010) e Novo Horizonte (2014/2015). Em 2011, o Nômade Ribeirão Preto foi ganhador na categoria Socioambiental do Prêmio Planeta Casa Editora Abril. Comemora seus 20 anos em Lençóis Paulista.


No interior de São Paulo, o projeto Nômade passou a atuar sob a perspectiva da Economia Criativa, que compreende o desenvolvimento da criatividade como principal promotor da geração de renda e do desenvolvimento regional, valorizando a diversidade cultural e o potencial criativo e empreendedor de agentes locais. O desafio inicial de conciliar design, cultura, geração de renda e uso sustentável dos recursos naturais ainda se mantém. Ao longo de sua trajetória, o Nômade reforçou sua visão sobre como o design pode contribuir para a inovação na produção artesanal, revelar e alcançar novos mercados.

Sobre: Sobre
bottom of page